Algumas curiosidades da culinária irlandesa. Nada de mais quem vive aqui, mas interessante pra quem tá no Brasil.
Batata
É batata aqui, é batata lá, tem batata em todo lugar! Não só a quantidade mas também a variedade, tem pra todos os gostos. Olha, se disser pra mim que vão lançar milkshake de batata eu acredito, os caras são fanáticos. Na época que a Irlanda era pobre, a batata reinava na população de classe baixa. Diga-se que era mais fácil de encher o bucho dos Leprechauns de batata.
Irish breakfast
Um café da manhã muiiito leve e saudável: lingüiça de porco, bacon em fatias, ovos, black/white pudding (choriço/morcela preta ou branca), cogumelos, chá ou café, torrada ou brown bread (pão marron), e... batata.
Porridge
Um prato bem simples, feito com aveia (normalmente esmagada) ou outro cereais, cozido na água, leite ou numa mistura de água e leite. A aparência é terrível, aquela coisa branca gosmenta, o nome tem tudo a ver.
Irish Stew (Guisado)
Um prato comum de vegetais (batatas), carne, aves ou mariscos, cozidos num caldo. A diferença entre sopa e stew é muito ténue. O ensopado é menos liquido que a sopa e serve-se como prato principal e não como entrada. Nunca comi, pra mim isso é lenda.
Lard
O legítimo pão com banha! É sério..
Pork
Carne de porco aqui é bem famosa também. Dificilmente você acha um irlandês comendo carne de vaca, a não ser se ele tiver comendo um hamburguer no MacDonalds. Não sabe como foi terrível a crise da carne suína na Irlanda a um tempo atrás, tinha irlandês se jogando no rio Liffey de desespero.
Na segunda parte eu escrevo sobre as bebidas irlandesas. Aguardem!
Cheers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário