Primeiramente, Feliz 2010 mais que atrasado, já que fiquei um tempão sem postar aqui. Até penso que ninguém lê o blog, daí não anima muito de escrever sabe... Sempre deixem comentários, não sabe como fico feliz quando alguém lê os meus posts :)
Dessa vez a viagem foi pra Polônia, na Cracóvia (em inglês: Krakow).
Mais uma vez a Ryanair fazendo a alegria da galera: 50 euro ida e volta! Pelo preço e a distância percorrida, tava quase de graça, principalmente nessa época, na baixa temporada.
A viagem começou antes mesmo do dia do vôo, com a preparação para o frio. Aqui em Dublin a neve tava cobrindo toda a cidade de branco com seus -5 graus. Como na Polônia é muito mais frio, o medo de congelar era grande. Foi aí que levei toda roupa necessária: 5 blusas, 3 calças, 2 meias, luva, cachecol, touca... Dái você pensa: isso tudo na mala neh? Não mesmo, eu vesti isso tudo junto! Na mala foi ainda mais roupa reserva, tudo pra aguentar -15 graus que pegamos lá.
Primeiras impressões, além do frio intenso, foi o próprio idioma. Muitas palavras com Z, W, K e V, porém não tivemos muitos problemas em se comunicar, alguns nativos falavam inglês.
Depois de algumas guerras de bola de neve e escorregadas na neve, visitamos na cidade alguns pontos turísticos como a Main Square e uma escultura que aparentemente parece uma cabeça gigante. Dizem que pode-se achar pela cidade algumas partes do ¨gigante¨, como mão e pé entre outros pontos de Cracóvia.
Segundo dia, um dos lugares que ficará realmente em minha memória: Aushwitz. Pra quem não sabe, esse foi o lugar onde mais de 1,5 milhões de judeus morreram durante o Holocausto. Incrível como o lugar foi construído pra matar, como se houvesse uma ¨engenharia da morte¨ por trás. Sabe quando vc sente a presença de outra pessoa ao seu lado, mas não tem ninguém por perto? Realmente o clima pode ser assustador pra alguns, principalmente quando visitei o porão escuro do ¨bloco da morte¨, como é chamado o último prédio de Aushwitz I, logo ao lado do prédio onde haviam sido feitos experimentos brutais com crianças cobaias. Pra quem gosta de história da guerra, vale muiito a pena visitar o local.
Dziękuję! (Valeu!)