Como aprendi Inglês

É, acho que todo mundo aqui tá no mesmo barco: todo mundo quer falar inglês.

Não me lembro exatamente onde vi essa regra, mas faz bastante sentido: "Se lhe perguntarem quanto tempo uma pessoa demora para aprender inglês, responda 1800 horas!"

Mas como assim Bial?

A regra é clara, meu pequeno padauã. Quanta gente fazendo inglês a vida toda e ainda não tem fluência em inglês é absurdo. Isso ocorre porque essas pessoas não completaram o total de horas pra aprender inglês.

Explicando, se essa pessoa tem 2 horas de inglês por semana num cursinho qualquer sem a prática diária, é possível dizer que demora 900 semanas (10 anos ou até mais) para completar as 1800 horas necessárias!

É inacreditável como isso acontece, mas aí vai uma dica legal: você não precisa pagar cursinho de inglês, por mais que seu colega diga que é um dos melhores do mercado, que possui uma metodologia avançada e milagrosa, que isso, que é aquilo... Apenas tenha ATITUDE!

Não estou dizendo que as escolas de inglês são bullshits, estou dizendo que eles não vão poder aprender por você e acredito que existe outras opções mais interessantes para se aprender inglês e poder completar as 1800 horas facilmente e sem sacrifício (monetário principalmente).

Passo número 1: tenha um material legal de estudo

Infelizmente não dá pra fugir da gramática, além disso a leitura em inglês vai ajudar bastante a ganhar vocabulário novo. A minha sugestão é começar com livros bem facinhos primeiro pra ganhar confiança e motivação. Livros como English Grammar in Use da editora Cambridge é a minha melhor opção pra aprender gramática. Além disso, pratique bastante a leitura, pode ser na Internet mesmo, começando com assuntos de interesse próprio, até porque os melhores textos são escritos em inglês!

Passo número 2: ouça músicas e assista filmes em inglês

É claro que não é ouvir a música e não prestar a atenção na letra né. Eu sei que no começo é difícil, mas tem músicas que nem os próprios nativos da língua inglesa entende, então relaxa, pega as letras na Internet e fica acompanhado até você poder cantar sozinho sem ajuda da letra. Não vale "lá, lá, lá, lá, láaa"! Ah filme legendado? Só se for legenda inglês :)

Passo número 3: conheça gente estrangeira

Mesmo que não seja gente nativa da língua, todo mundo quer falar inglês. Claro que se você achar uma amigo brasileiro disposto a praticar inglês, não faz mal, mas se for com alguém que realmente não fale português a comunicação vai ter que rolar de qualquer jeito, exigindo mais esforço e evitando as "recaídas" de português. Ah e não precisa ir pra outro país não, existe muita gente que você pode conhecer na internet e poder conversar no MSN ou no Skype.

Bom, pra quem lembra das aulinhas de inglês, vai aí um resuminho do que você aprende:

Passo 1: leitura, vocabulário, gramática (reading, vocabulary, grammar)
Passo 2: entendimento, pronúncia (listening, pronunciation)
Passo 3: conversação, escrita (speaking, writing)

Ok, esse post foi meio sério e chato. Então segue a melhor maneira de aprender inglês, clique aqui.