sábado, 14 de março de 2009

St Patrick's Day

Na próxima terça-feira, dia 17 de Março, é comemorado a data mais special na Irlanda: o dia de São Patrício (St. Patrick's Day).

Pra quem não conhece, São Patrício é o padroeiro da Irlanda. Ele que fez do trevo de 3 folhas o símbolo do país exemplificando a Santíssima Trindade, talvez seja por isso que o trevo traz sorte pra quem o encontra. Além disso, ele conduziu, com um cajado de madeira na mão, todas as cobras da Irlanda em direção ao mar e elas nunca mais voltaram. Na verdade, as "cobras" seriam todas a religiões pagãs, ascendendo e predominando a religião católica no país.

O dia de São Patrício tem sido associado a tudo o que é irlandês: qualquer coisa verde e dourada, trevos e sorte, além do pote de ouro no fim do arco íris. Pelo fato de os irlandeses serem descendentes dos antigos celtas com miscigenação dos vikings, normandos e ingleses, esse povo possui uma cultura tão rica e cheia de lendas e mistérios. Devido a dominação inglesa durante muito tempo, o uso da língua irlandesa está quase em desuso no país, mas é possível ver qualquer placa de sinalização, horários de ônibus e outros documentos escritos nas duas línguas, gaélico e inglês.

Grandes e pequenas cidades comemoram esse dia com desfiles, "desfiles verdes", músicas, comidas e bebidas irlandesas e atividades para crianças, como artes, pinturas e jogos. Algumas comunidades chegam até a tingir rios ou córregos de verde! Bom aqui em Dublin o rio Liffey já é meio verde, então não faz diferença :)

Ah outra coisa muito importante, no dia de São Patrício, TODO MUNDO É IRLANDÊS!

2 comentários:

yyeecc disse...

É hoje o dia!
Uma música de fundo pra você comemorar o dia bem ao estilo irlandês --> http://www.youtube.com/watch?v=bkHeLiWwobE&feature=related

Gostei da última postagem, e os comentas das viagens ai na Irlanda? Museus? Monumentos?Pontos Históricos! Agiliza mister

Forte abraço!

PS: Pow, tem até escravos de jó no vídeo HAHAHAHAHAHAHA O nosso estilo é melhor hahahahah

DESATIVADO disse...

E eu pensei que o trevo de 4 folhas é que era "o cara"...kkkkkk