segunda-feira, 22 de junho de 2009

Uma passadinha na Bélgica e Holanda

É pessoal, mais uma viagem pra coleção. Dessa vez foi eu e um colega pra Brussels (Bruxelas) capital da Bélgica, terra dos chocolates, frutos do mar e das famosas batatas fritas com maionese, porque, segundos os belgas, a batata frita não é French Fries e sim, Belgium Fries. Ô e a maionese então, bom pra caramba...

Antes de chegar na cidade tivemos que descer na cidade de Charleroi (pronuncia "Charlerruá"). Lá eu comi a também famosa Pita, um sanduíche gigante com um monte de carne e batata frita, a noite uma mariscada (ah marisco..) também claro com Belgium Fries. E sobremesa, um doce típico belga chamado Gaufres (pronuncia "gofres").

Outra coisa legal de Brussels é um pub chamado Delirium Premium, que contém quase TODAS as cervejas do mundo. Isso mesmo, se quisesse eu pegava até uma Skol, mas preferi pegar outras mesmo e fiquei escolhendo algumas num catálogo gigante. Conselho: as cervejas Delirium, Duvel, Jupiler e mais uma tcheca que esqueci o nome são muiiiitos boas! Tomei uma lá que tinha até 10% de álcool, tá loko.

Uma curiosidade de Brussels: existe uma construção famosa na cidade (antiga prefeitura e o cartão postal da cidade), onde a torre principal está, digamos, torta - existem mais janelas no lado esquerdo do que no direito. Dizem que quando o arquiteto se deu conta (quando a cagada já foi feita) ele se matou. Confesso que o erro do cara foi grotesco. Outros pontos turísticos legais é o Grand Place, Maneken Pis (o guri mijando ao lado) e os restaurantes na rua.

Depois de 3 horas de trem, também fui para Amsterdam, capital da Holanda, Países Baixos, Netherlands, sei lá. Terra das vacas holandesas (duh!), queijos, diamantes, drogas legalizadas e muita putaria.

Falando em Países Baixos, a Holanda e uma parte da Bélgica realmente são baixos - ficam abaixo do nível do mar. Pra ter uma idéia, foi construída a muito tempo atrás umas barragens para conter a água vinda do mar para não inundar as casas. Em Amsterdam por exemplo, a cidade é rodeada por canais (que por sinal são de água doce, já que há muito tempo não tem contato com a água do mar). E já que naquela época não existia carros, os botes eram o principal meio de transporte. Hoje existem muitos houseboats, ou seja embarcações atracadas nos canais que servem de moradia. É isso mesmo, "barcos-casa" que tem eletricidade, água, esgoto, e tudo que uma casa normal poderia ter, inclusive até quintal! Ah e não precisa garagem não, todo mundo anda de bicicleta, por isso que tem que tomar cuidado com os "bicicletero", eles atropelam mesmo.

Apesar do meu colega não querer sair dos "Coffee Shops", fomos em um monte de lugar legal: Madame Tussauds (pronuncia "Tussô"), uma casa cheia de artistas feitos de cera muito legal; Heineken Experience, a fábrica da cerveja mais famosa do mundo (percebi que é a melhor também :P ); teve uns passeios pela cidade de barco que foi show de bola; além de uma visita no famoso Red Light District, não precisa nem dizer nada esse né :) Não imagina a zona que é aquilo hehehe

Mais fotos de Brussels e Amsterdam: aqui e aqui.

Tot Ziens!

2 comentários:

Unknown disse...

e aí valdeco
aprontasse muito no red light district? hauahahuaha
pelo menos tas copnseguindo conhecer lugares né
;*
Mari

yyeecc disse...

Tio Valdir!
Belas fotos, bons passeios!
É isso ae vamos rechear o álbum. Como estão as coisas por ai? Mande notícias!

PS: http://www.riverrock.com.br/
Tá chegando a hora ;) hehheheh
[]´s