Nessa viagem pude notar muitas coisas interessantes:
- Os alemães sabem falar muito bem inglês. Até então isso era uma das minhas preocupações, pois não sei falar alemão (ainda).
- As loiras pintam os cabelos de preto. Diga-se o oposto para o Brasil :P
- Cerveja "gelada" é 18 graus. Apesar de não tão gelada, ou seja temperatura ambiente, as cervejas são muitos boas mesmo.

- Como a Alemanha não possui quedas d'agua, 40% da energia elétrica é produzida pelas Wind Farms (ver figura ao lado). Cada "ventoinha" é incrivelmente gigante.
- Se no semáforo, o sinal está vermelho pra pedestre, ninguém atravessa a rua (sujeito a multa). Agora se tiver verde pra pedestre, os carros podem passar.
Impossível dizer que conheci a Alemanha toda, até porque o país é gigante. As cidades que passei foi Hamburgo, Magdeburg e Berlin. Infelizmente tive que deixar Munique pela falta de tempo (diga-se dinheiro), vai pra próxima vez.
Hamburgo
Cidade "Rubinho Barrichelo", é segundo lugar em tudo. Segundo maior porto da Europa, segunda maior cidade da Alemanha, segundo Red Light District. Isso mesmo, lá tem Red Light, dizem que isso existe desde que os navios atracavam nos portos, daí o marinheiros aproveitavam a parada pra "atracar" também :)
Melhores lugares pra visitar: Reeperbahn (Red Light District), Rathaus (city hall), Landungsbrücken (porto), Binnenalster (baía), St. Nikolai Memorial (ruínas da igreja).
Berlin
Cara, que cidade massa. Muito bonita, qualidade de vida muito boa e não tão cara como Dublin. Se eu falasse alemão, com certeza eu moraria lá.
Lugares "must-see": Memorial do Holocausto, Muro de Berlin, Brandenburg Tor (portal da cidade), Berliner Dom (catedral), Tv Tower (torre de tv).
Quase tudo em Berlin foi reconstruído após a segunda guerra. Até as construções e monumentos "antigos" na verdade são novos, resultado de reprodução arquitetônica da cidade. Alguns pouquíssimos prédios antigos que restaram possuem muitas marcas de balas e destruição. Realmente, se for ver fotos de como ficou a cidade após a guerra, toda destruída, não dá pra acreditar que é a mesma cidade que é hoje.
Magdeburg
Bom, na real não existe muita coisa pra se ver na cidade. Fui pra lá mesmo pra encontrar com uma amiga que não via a tempos e não poderia deixar de visitá-la. Lá existe um muro que nem o de Berlin, já que toda a Alemanha foi cercada por muros pra fazer a divisão de Alemanha Ocidental e Oriental. Muito bacana lá, pude notar bem a cultura alemã pois não existe nenhum estrangeiro vivendo lá. Um dos momentos mais legais foi no jantar com os pais da minha amiga, conversei sobre diversos assuntos, como diferenças de culturas, como era a vida no país em tempos de guerra, a rotina deles... enfim foi muito instrutivo o jantar, comi carne moída crua com salsichão no pão e cerveja "quente" (bem da cultura alemã), mas foi sensacional.
Enfim, há muito tempo a Alemanha foi meu país favorito. Com essa viagem acho deu uma reforçada nessa paixão. A qualidade de vida lá parece ser muito boa, poder de compra acessível pra todos, comida boa, educação impecável (ciência e tecnologia), ah já falei que as melhores bandas de heavy metal e compositores eruditos são alemães? Ah pois é, e tem as alemãs também... :P
Mais fotos:
- Hamburgo
- Berlin
- Magdeburg
Auf Wiedersehen!
Nenhum comentário:
Postar um comentário