quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alemanha

Mais um episódio na minha coleção de viagens pela Europa, agora na Alemanha.

A região nominada Germania tem sido documentada desde 100AC, sendo palco de muitas guerras territoriais, antigo Império Romano, reforma protestante da igreja, período Nazista e Segunda Guerra Mundial, na qual foi dividida em Alemanha Ocidental e Oriental até 1989 pela queda do Muro de Berlin.

Nessa viagem pude notar muitas coisas interessantes:
- Os alemães sabem falar muito bem inglês. Até então isso era uma das minhas preocupações, pois não sei falar alemão (ainda).
- As loiras pintam os cabelos de preto. Diga-se o oposto para o Brasil :P
- Cerveja "gelada" é 18 graus. Apesar de não tão gelada, ou seja temperatura ambiente, as cervejas são muitos boas mesmo.
- Pessoas tiram os sapatos para entrar em suas residências, tipo estilo japonês.
- Como a Alemanha não possui quedas d'agua, 40% da energia elétrica é produzida pelas Wind Farms (ver figura ao lado). Cada "ventoinha" é incrivelmente gigante.
- Se no semáforo, o sinal está vermelho pra pedestre, ninguém atravessa a rua (sujeito a multa). Agora se tiver verde pra pedestre, os carros podem passar.

Impossível dizer que conheci a Alemanha toda, até porque o país é gigante. As cidades que passei foi Hamburgo, Magdeburg e Berlin. Infelizmente tive que deixar Munique pela falta de tempo (diga-se dinheiro), vai pra próxima vez.

Hamburgo

Cidade "Rubinho Barrichelo", é segundo lugar em tudo. Segundo maior porto da Europa, segunda maior cidade da Alemanha, segundo Red Light District. Isso mesmo, lá tem Red Light, dizem que isso existe desde que os navios atracavam nos portos, daí o marinheiros aproveitavam a parada pra "atracar" também :)

Melhores lugares pra visitar: Reeperbahn (Red Light District), Rathaus (city hall), Landungsbrücken (porto), Binnenalster (baía), St. Nikolai Memorial (ruínas da igreja).


Berlin

Cara, que cidade massa. Muito bonita, qualidade de vida muito boa e não tão cara como Dublin. Se eu falasse alemão, com certeza eu moraria lá.

Lugares "must-see": Memorial do Holocausto, Muro de Berlin, Brandenburg Tor (portal da cidade), Berliner Dom (catedral), Tv Tower (torre de tv).

Quase tudo em Berlin foi reconstruído após a segunda guerra. Até as construções e monumentos "antigos" na verdade são novos, resultado de reprodução arquitetônica da cidade. Alguns pouquíssimos prédios antigos que restaram possuem muitas marcas de balas e destruição. Realmente, se for ver fotos de como ficou a cidade após a guerra, toda destruída, não dá pra acreditar que é a mesma cidade que é hoje.

Um fato muito interessante é como era o muro de Berlin. Quem pensa parece uma coisa gigante que nem a muralha da China. De fato, o muro é longo o bastante pra cortar o país inteiro ao meio, mas que na verdade possui apenas 2 metros de altura e alguns centimetros de espessura. O problema é que existia um guarda a cada 50 metros com a ordem de MATAR qualquer um que tentar cruzar o muro. Em muitos pontos existiam dois muros, deixando um vão entre os dois chamado de Zona Morta, qualquer um que fosse visto dentro desse vão, obviamente estaria morto.



Magdeburg

Bom, na real não existe muita coisa pra se ver na cidade. Fui pra lá mesmo pra encontrar com uma amiga que não via a tempos e não poderia deixar de visitá-la. Lá existe um muro que nem o de Berlin, já que toda a Alemanha foi cercada por muros pra fazer a divisão de Alemanha Ocidental e Oriental. Muito bacana lá, pude notar bem a cultura alemã pois não existe nenhum estrangeiro vivendo lá. Um dos momentos mais legais foi no jantar com os pais da minha amiga, conversei sobre diversos assuntos, como diferenças de culturas, como era a vida no país em tempos de guerra, a rotina deles... enfim foi muito instrutivo o jantar, comi carne moída crua com salsichão no pão e cerveja "quente" (bem da cultura alemã), mas foi sensacional.

Enfim, há muito tempo a Alemanha foi meu país favorito. Com essa viagem acho deu uma reforçada nessa paixão. A qualidade de vida lá parece ser muito boa, poder de compra acessível pra todos, comida boa, educação impecável (ciência e tecnologia), ah já falei que as melhores bandas de heavy metal e compositores eruditos são alemães? Ah pois é, e tem as alemãs também... :P

Mais fotos:
- Hamburgo
- Berlin
- Magdeburg

Auf Wiedersehen!

Nenhum comentário: