quinta-feira, 15 de outubro de 2009

República Tcheca - Praga

Outro país que fui - na mesma época da Alemanha - foi a República Tcheca, terra das cervejas boas, cristais e marionetes. Já que eu estava passeando pela Alemanha, por que não dar uma passadinha lá, não é mesmo? :)

País "não afetado" pela Segunda Guerra Mundial, a República Tcheca conserva muito da arquitetura antiga e monumentos. Foi moradia de muitos políticos, cientistas, intelectuais e artistas, tais como: Charles IV, Petr Parléř, Jan Hus, Johannes Kepler, Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Kafka, Antonín Dvořák, Albert Einstein, Edvard Beneš and Václav Havel.

Praga é uma das cidades mais bonitas da Europa, situada as margens do rio Vltava. A cidade representa um dos mais proeminentes centros mundiais de criatividade nos campos de arquitetura, mentalidade humana e crenças religiosas.

Pra variar, o orçamento aqui não tava muito bom. Então qualquer economia era bem vinda. Qual foi a idéia? Viajar da Alemanha pra Praga durante a madrugada, economizando hostel, seria perfeito não é mesmo? Sinceramente, não foi tão agradável assim. Dormir no ônibus não é legal (isso se conseguir dormir) além de ter que ficar prestando atenção nas paradas do ônibus pra ver se já chegou na cidade.

Chegando em Praga, 5 horas da manhã, um frio da p***. Sozinho, na cidade deserta, escura e fria não é legal. A única coisa que eu desejava era minha cama, quentinha e confortável. Então, que nem um mendigo, fui procurar um canto pra encostar e descansar até chegar numa parada de metrô, onde eu consegui tirar uma soneca enquanto o dia clareava.

Dia clareando, senti um pingo de decepção (ou seria um pingo de chuva?), o dia estava completamente nublado a ponto de chover. Cidade ainda vazia, mas logo reparei que já era sábado e provalvelmente pessoas não trabalham. Engano meu, logo em seguida começou a juntar uma multidão de tchecos e turistas espanhóis, portugueses, italianos e alemães no centro da cidade, quase a ponto de não poder passar pelas calçadas.

Primeira coisa a fazer foi trocar dinheiro, a moeda não é o €uro assim como na maioria dos países europeus. É complicado saber se algo é caro ou barato, toda hora tinha que fazer uma pequena conversão pra euro pra saber os preços das coisas.

E depois eu lá andando, passeando mais do que bolacha em boca de véia, achei um monte lugar interessante. Os melhores lugares que eu vi são: Castelo de Praga, Charles Bridge, Astronomic Clock, Mozart's house, Old Town e Jewesh Town.

Uma coisa interessante no Astronomic Clock (relógio astronômico) é que existe uma lista de todos os nomes tchecos possíveis para que ninguém pudesse"inventar" nomes absurdos aos filhos. Isso seria uma idéia genial no Brasil, não haveriam mais nomes do tipo Rólestone (Rolling Stone), Valdisnei (Walt Disney), Istiveuonder, Maicojacson, Letisgô, Rarley, Uélinto, Thuanny, Dion, além dos nomes cheios de consoantes como Wandercleydson, Jhesyk, Bryanne, etc.

É incrível o número de coisas que se pode gastar nessa cidade. Existem muitas atrações turísticas, com a qual paga-se para entrar. Alguns exemplos: Madame Tussauds fajuto (museu de cera), Sex Machines Museum, Chocolate House, Black Light Theatre, Kafka Museum, pubs irlandeses, concertos de orquestra, sem contar as diversas feirinhas ao redor da Old Town.

Um fato interessante durante a Segunda Guerra em Praga - quando os nazistas dominaram a cidade - foi delimitada uma pequena parte da cidade para os judeus ao redor de um grande muro, quem viu o filme O Pianista deve saber o que estou falando. Resultado: os judeus não podiam sair pra fora dessa região, tornando-se terrivelmente difícil de morar lá, inclusive era a parte mais baixa da cidade, ou seja, de fácil alagamento. Para se ter noção, o cemitério judeu possui 11 camadas de corpos por pedaço de terra! Outra curiosidade sobre judeu: existe uma sinagoga em Praga, fechada ao público, onde ainda mora o Golem, um monstro feito de madeira que executa ordens através de bilhetes colocados em sua boca, a princípio para proteger o povo judeu (acho que não deu muito certo).

A noite em Praga é muito mais sensacional. As luzes da cidade fazem com que se torne muito mais bonita do que de dia, ainda mais se você tomar uma Bernarder ou Pilsner Urquiell :P Existe uma frase de um colega tcheco que é assim: "Para um tcheco, nao há motivo de subir uma colina se nao existe um pub no topo."

Quer ver mais fotos? Então clica aqui!

Děkujeme vám!

Nenhum comentário: