sábado, 20 de março de 2010

Cidade do Vaticano

Ainda quando estava em Roma, consegui visitar a cidade do Papa. A Mecca para os cristãos, provavelmente é um lugar indispensável para quem vai pra Roma, inclusive para quem não é católico.

Com cerca de 44 hectares e população de 800 pessoas (padres, missionários e religiosos de plantão), o Vaticano é o menor país do mundo. Pela quantidade de jóias, artes e arquitetura sem dúvida é o mais rico por metro quadrado também.

Assim como todos sabem, o soberano desse país nada mais é do que o próprio Papa, eleito através do ritual na Capela Sistina com a fumaça branca. O Papa então, exerce os cargos executivo, legislativo e judicial ao mesmo tempo, ou seja, um monarca. Esse é um dos casos mais raros de monarquia que não é passado de pai para filho (óbvio). Militarmente falando, o país é composto por um pouco mais de 100 guardas católicos suiços, possuindo o menor exército do mundo também. Já na economia, a única forma comercial é vendendo os souveniers, cartões postais e a entrada da Capela Sistina e museus (Ok, e de onde vem aquelas jóias e ouro todo nas paredes???).

Primeiramente, visitei a grande (gigante) basílica de São Pedro. Dizem que a basílica foi construída exatamente onde São Pedro foi crucificado de ponta cabeça. Outros dizem, que foi o lugar onde diversos mártires cristãos morreram durante o grande incêndio de Roma por Nero. A verdade é que a basílica é imensa e muito bonita, com diversas pinturas e esculturas por toda parte. Me senti muito pequeno ao entrar diante de tanta imensidão. Parece que entramos no céu, ao ver tantos santos e figuras religiosas.

Logo depois, visitei a famosa Capela Sistina, um dos pontos mais procurados por turistas em Roma. Rodeada por museus, pinturas e esculturas, tive um percurso artístico fantástico até chegar na capela. Chegando lá, é impressionate as pinturas no teto que Michelangelo fez, com detalhes que até assustam. Pareciam pessoas reais no teto da capela ou pelo menos esculturas em cores. Apesar de ser extremamente proibido tirar fotos dentro da Capela Sistina, consegui tirar algumas fotos. Ao meu lado, tinha um rapaz que tirou uma fotinha e o guardas vieram em direção a ele parecendo uma cena de "pega ladrão!", e confiscaram a camera do cara (realmente muito severo).

Com certeza o Vaticano é um dos países mais curiosos do mundo. Pelo seu tamanho, população, arte, arquitetura e fé faz desse lugar muito especial, além de claro, religiosamente sagrado por muitos.

Mais fotos aqui.

Nenhum comentário: