quinta-feira, 18 de março de 2010

Itália - parte 3: Veneza, Verona, Milão e Lago di Como

Chegando a tempo para assistir o pôr-do-sol depois de Bolonha, me deparei com uma cidade fabulosa, um lugar totalmente diferente de qualquer outro já visto, a cidade-sobre-água Veneza.

Situada no norte da Itália, na região de Veneto, Veneza já foi citada como: La Dominante, Sereníssima, Rainha do Mar Adriático, Cidade das Águas, Cidade das Máscaras e já descrita como "sem dúvida, a mais bela cidade já construída pelo homem" (New York Times).

Cidade de Antonio Vivaldi, Veneza possui mais de 110 ilhas e é também conhecida pelos seus românticos passeios de gôndolas, sendo um dos maiores (e mais caros) atrativos turísticos da Itália. O mais interessante em Veneza, é que existem poucas ruas, que são destinadas apenas a pedestres. Não existem carros, apenas barcos.

Uma das atrações principais, além dos canais e museus da cidade é a Praça de San Marco. Em certas épocas do ano, o lugar é inundado pela maré impossibilitando turistas desavisados de circular no local. De vez em quando, é possível ver algumas passarelas de madeira para a movimentação dos nativos. É impressionante!

Há rumores que Veneza está afundando 1cm por ano! Estudos comprovam que devido ao peso das construções e a idade dos fundamentos está deixando a cidade quase inteiramente debaixo d'água. Então, não perca muito tempo se você está planejando visitar Veneza viu ;)

Saindo de Veneza, a neve estava começando a cobrir a região norte da Itália. Depois de mais uma horinha de trem, chego em Verona, a cidade de Romeo e Giuletta coberta pela neve.

Com seu legado histórico, Verona é conhecida como uma das mais desenvolvidas e progredidas cidades durante o Império Romano. Seu anfiteatro, um coliseu menor que o de Roma, é ainda palco para muitos shows, operas, concertos e feiras anuais. Lá pude visitar a casa de Romeo e da Giuletta, personagens da estória de Shakespeare e beber um bom Ciocolatto con panna (Chocolate com creme). Dizem que se você passar as mãos nos seios de Giulietta, tem sorte no amor, pura safadeza isso sim hehehe

Depois de muita neve em Verona, fui para Milão, a cidade mais rica da Itália e uma das maiores da Europa. Como o tempo estava correndo e a cidade não é tão turística (compare com a cidade de São Paulo), decidi apenas dar uma volta a pé e tirar umas fotos durante a noite, visitando Le Grand Duomo e sua praça central. Devido a bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, Milão não pode conservar suas construções histórias assim como outras regiões da Itália. Provalmente a cidade tem muito a ofercer para os visitantes de outras formas, mas preferi visitar outros pontos do país.

Saindo novamente bem de manhazinha, parti para o Lago di Como, no extremo norte da Itália e próximo a Suiça.

Mais de 400 metros de profundidade, o Lago di Como é um dos mais profundos e mais bonitos da Europa. Moradia de aristrocatas e pessoas influentes, não pense que as casas nos morros das margens do lago sejam favelas. Pelo contrário, uma das mais caras da Itália, como casa de Ronaldinho, Sylvester Stallone, George Clooney, Gianni Versace e até da Madonna.

Andando em volta do lago (não todo é claro), pude ver uma paisagem realmente fantástica: nas margens, casais andando de mãos dadas calmamente, crianças brincando com os passarinhos e idosos pescando; no lago, pessoas esquiando, andando de barco e pedalinho; no céu, alguns pequenos aviões sobrevoando o lago; nas colinas, casas bonitas e um trem subindo ao topo coberto pela neve; e ao fundo, os alpes suiços vigiando o lago. Com certeza um dos lugares mais bonitos da Itália.

E depois de uma volta de barco ao redor do lago e um passeio de trem ao topo da colina com vista panorâmica da paisagem (topo cheio de neve) , encerrei com chave de ouro minha viagem a Itália.

Obrigado por terem lido, mandem comentários!

Arriverderci!

Mais fotos: Veneza, Verona, Milão e Lago di Como

Um comentário:

Saul disse...

O passeio foi 10 em. Vários lugares interessantes e muito bonitos. Pena que o nosso editor praticamente faz um Ctrl-C Ctrl-V do Wikipédia. Só as últimas frases que são de sua autoria ;) Malandrinhow
Mas tá valendo.
Quebra tudo Vandeco
[]´s