terça-feira, 16 de março de 2010

Itália - parte 2: Pisa, Florença e Bolonha

Depois de "viver" um pouquinho a cidade-monumento da Itália, peguei o trem em direção à Toscana, região das cidades de Pisa e Florença.

Toscana, região central da Itália, é bem conhecida pelas suas belas paisagens, rico legado artístico e vasta influência cultural. Florência, sua capital, foi o verdadeiro berço do Renascimento e teve sido moradia das pessoas mais influentes da história da humanidade como Dante Alighieri, Botticelli, Michelangelo, Galileo Galilei, Amerigo Vespucci, Petrarca e Puccini. Por isso, encontra-se vários museus dedicados a essas grandes personalidades, assim como o Uffizi e o Pitti Palace. Além disso, Toscana é produtora dos melhores vinhos da Itália (pra não dizer do mundo) com suas diversas vinícolas espalhadas pela região. Não é a toa que recebe mais de 10 milhões de turistas todo ano. No meio dessa multidão de turistas (maioria asiáticos), estava eu lá contemplando a belezas da região, deliciando dos vinhos e cafezinhos, além de ótima comida e hospitalidade.

Já cheguei chegando em Florença meio que tarde, 8 horas da noite. Decidi então acordar cedinho na manhã seguinte e pegar o primeiro trem pra Pisa, numa viagem do tipo "bate e volta", já que Pisa fica do ladinho de Florença. Então, na escuridão da madrugada na Itália, segui meu rumo com minha câmera preparada em direção de Pisa.

Ainda dentro do trem, pude ver o nascer do sol passando por Lucca, uma cidadezinha muito bonita, daquelas com cheirinho de cafezinho na manhã de domingo e passarinho cantando. Lucca parece aquela cidadezinha pitoresca e aconchegando no alto da colina sabe, mas sem a colina :)

Quando cheguei em Pisa, para minha descoberta, ninguém falava inglês! Foi aí que meu italiano começou a aparecer de vez. Com um livrinho de frases úteis, pude me virar direitinho, fiquei muito animado e pensei: "Putz cara, eu to na Itália falando italiano!". Pense na cena, um velhinho passa por você e solta um "Buon Giorno" como você fosse um nativo, isso é demais. Sem contar que fiquei impressionado com a "La torre pendente". Realmente a torre de Pisa é inclinada mesmo. Parece que vai cair a qualquer momento. Show!

De volta a Florença, visitei o famoso museu Uffizi e sua filinha de mais de 2 horas pra entrar. Pra quem gosta de arte, dá pra ficar o dia inteirinho lá apreciando a arte (originais) dos famosos artistas da história. Outros pontos legais pra ir em Florença são o Duomo, a ponte Vecchio (a ponte mais cara, com várias joalherias em cima da ponte), Piazza Vecchio (várias estátuas famosas) e a igreja de Santa Croce, com as sepulturas de Dante Allighieri, Maquiavel, Galileo e Michelangelo. Além do Piazza Michelangelo, onde eu assiti o pôr-do-sol mais bonito da Itália (fiquei tão impressionado e retornei para o nascer do sol no dia seguinte :)

Saindo de Toscana em direção à Veneza, minha próxima parada, Bolonha. Conhecida pela universidade mais antiga do Mundo Ocidental e pela qualidade de vida, Bolonha é uma das cidades mais desenvolvidas da Itália, está no top das melhores cidades da Europa para se viver e é considerada altamente auto-suficiente.

Uma coisa interessante de Bolonha é sua tendência aos partidos políticos de esquerda, além de todas as casas serem "vermelhas". Foi daí que se associou o vermelho com partidos de esquerda e pela famosa comida Bolonhesa, com molho característico avermelhado.

E é claro, não pude deixar de comer Le Tradizionale Tortellini alla Bolognesa! Assim como Pisa, ninguém falava inglês. Assimilei tão bem o italiano em Bolonha que nem precisei falar em inglês mesmo, talvez o garçom nem notou que era estrangeiro hehe

Mais fotos: Pisa, Florença e Bolonha

A seguir: Veneza, Verona, Milão e Lago di Como.


5 comentários:

Juliano B. M. disse...

Muito massa!!! Muita inveja aqui, mas em breve estarei aí também! Você foi sozinho?
Tem data para voltar para o Brasil?
Abraço!

Juliano B. M. disse...

Pooo!! Valdir! Escreve aí rapaz! Não comento mais tb!!

Valdir Mendes disse...

Pow bixo, agora q vi teu comentario.

Fui de boa sozinho, mas conheci algumas pessoas la tb,

Tem data pra vir pra ca??????

Abs

Juliano B. M. disse...

Não tenho data ainda. Mas a poupança em Euro tá crescendo!

Me diz aí, planejamento de voltar para o Brasil?

Abraço!

Juliano B. M. disse...

Viajar sozinho é a maior curtição. Conheçe várias figuras. Fora a liberdade...
Cheers!