sábado, 13 de março de 2010

Itália - parte 1: Roma

Ciao regazzi!

Depois de mais um tempão sem postar, venho agora com mais um país na minha lista: Itália. Foram no total 8 cidades em uma semana: Roma, Pisa, Florência, Bolonha, Veneza, Verona, Milão e Lago di Como.

Mas daí você me pergunta: "Má como, questo non è possibile!". Sim, consegui visitar todas as cidades, sem pressa, sem agitação e sem deixar de ver todos os pontos turísticos de cada lugar. A questão é ter muita disposição, acordar bem cedo todos os dias (5h da manhã), descartar os "passeios" noturnos pra estar inteiro no dia seguinte, e o mais importante: não se dar o luxo de se perder! Sempre que pude, adiantava informações, conseguia mapas, olhava horários e se não soubesse alguma coisa, perguntava pra alguém. Não é a toa o ditado: Quem tem boca vai à Roma!!! Literalmente... \o/

Vamos então aos highlights de Roma:

A viagem pra a Itália já começou em sua famosa capital, a cidade monumento Roma. É impressionante quanta coisa ainda está conservada desde o Império Romano, muitas ruínas, monumentos e arquitetura, esculturas e pinturas, escrituras e muito mais.

Chegando em Roma ao meio dia (tinha partido de Dublin às 6h), deixei minha mochila no hostel próximo ao Piazza Cinquecento (lê-se "Tchincoetchento"), peguei um mapa e comecei meu tour já com lugares imperdíveis: o Foro Romano, Palatino e o Coliseu, ou pelo menos o que sobrou deles à mais de 2000 anos atrás.
Para quem não sabe, o Palatino é uma das estruturas mais antigas do mundo antigo como se fosse uma pequena cidade ao topo da colina, e ao seu lado o Foro Romano onde os romanos juntavam os importantes poderes judiciais, políticos e religiosos de Roma. Além do Coliseu, que foi inaugurado com 100 dias de espetáculos e milhares de mortes.

No dia seguinte, o ônibus vermelhinho do City Sightseeing ajudou bastante e não perdi muito tempo caminhando. Aliás, aja perna! Mesmo com o ônibus fica difícil chegar aos pontos turísticos sem se cansar. Nessa manhazinha já fui para o Vaticano, mas isso deixarei pra outro post ;)

Logo depois, passei na frente do castelo de Sant'Angelo, um castelo redondo ligado à Capela Sistina por uma passeata chamada "Il Passito" que os papas e religiosos utilizam para se proteger de invasões contra o Vaticano.

Em seguida, visitei Piazza del Popolo, onde ia ser mostrado a taça da copa do mundo que os italianos receberam na Copa de 2006 e depois Piazza di Spagna, bem bonita também. Ah foi por lá que tomei o melhor gelatto (sorvete) de todos os tempos! Muito bom! Ainda deu tempo de visitar a Fontana de Trevi, muito famosa também e o Pantheon (o templo mais antigo de Roma) antes de escurecer.

Caindo a noite, visitei o Piazza Navona, onde tem a embaixada brasileira (gigante!) e o fonte onde o papa do filme Anjos e Demônios tinha se afogado. Pausa para descoberta: a fonte é rasinha! Não molha nem minha canela, imagina afogar alguém! É muita malandragem... (com um pouquinho de falcatrua). O dia acabou então com um jantar DE GRAÇA no hostel com muita pizza boa (buoníssima) e um pessoal que achava que era espanhol (será que pelo sobrenome Mendes?)

Antes mesmo de ir pra Florência, dei mais uma voltinha de ônibus e visitei o Piazza Bocca della Verità, onde tem uma grande estátua de boca que come a mão de quem fala mentira. Além disso, fui no Piazza Venezia com a magnífica construção e monumentos ao Império Romano, muito bonito.

Mais fotos aqui.

A seguir: Pisa, Florência, Bolonha, Veneza, Verona, Milão e Lago di Como!

Arrivederci!

Nenhum comentário: